Desafios e Charadas – Quero ver gente!!!!

Vamos lá galera de Biologia, quero ver se vocês estão afiados mesmo:

1 – Substâncias neuro-motoras que está relacionada na condução dos impulsos nervosos para a excitação do sistema nervoso central.

2 – Substâncias que atuam harmonicamente e neurotramissoramente no corpo, despertando uma sensação de euforia e bem estar.

3 – Processo pelo qual obtém-se energia na presença da luz

4 – É o banco de dados genético dos seres;

5 – Ramo da biologia que estuda a relação sistemática do movimento com a vida

6 – Em qual nível ecológico um fazendeiro que pretenda determinar a taxa anual de aumento no número de cabeças de gado de sua criação, a fim de explorá-la de maneira sustentável, irá abordar esta questão?

a) Ecossistema.
b) Comunidade.
c) População.
d) Indivíduo.
e) Célula.

7 – Esta tabela mostra o teor de proteínas, carboidratos e lípidios em alguns alimentos, expresso em gramas por 100g de peso seco.

Com base nos dados da tabela, assinale a alternativa discuta a dieta mais adequada para um jogador de futebol antes de uma competição.

8 – “Derrubamos a grande barreira que separava os reinos animal e vegetal: a célula é a unidade da matéria viva.”
Essa afirmativa foi feita por cientistas ao descobrirem, em 1839, aquilo que lírios, águas-vivas, gafanhotos, minhocas, samambaias e humanos têm em comum.
Pode-se dizer que todas as células dos seres acima citados têm as seguintes características:

a) centríolo e lisossomo
b) parede celular e mesossomo
c) núcleo individualizado e mitocôndria
d) material nuclear disperso e cloroplasto

9 – A banana que utilizamos na alimentação tem origem por partenocarpia, fenômeno em que os frutos são formados sem que tenha ocorrido fecundação. Existem, porém, bananas selvagens que se originam por fecundação cruzada.

a) Uma pessoa perceberia alguma diferença ao comer uma banana partenocárpica e uma banana originada por fecundação cruzada? Justifique.
b) Qual dos dois tipos de bananeira teria maior sucesso na colonização de um novo ambiente? Justifique.

10 – Assinale a alternativa que indica o fator que conduz ao surgimento de variabilidade gênica nova, em uma população.

a) Mutação.
b) Fluxo gênico.
c) Seleção natural.
d) Recombinação gênica.
e) Oscilação gênica.

Bons estudos galera, e tentem responder por favor, mandem as respostas nos comentários ou para meu email: santos.joedison@gmail.com, indicando o número da questão e a sua resposta, boa sorte!

7 comments

  1. Guepardo Sagaz disse:

    1-Várias! Adrenalina, por ex.

    2-Serotonina, dopamina, entre outras.

    3-Fotossíntese

    4-Código genético (DNA, ou RNA no caso de alguns procariontes)

    5-Seja mais especifico, que movimento?? Se for movimento do corpo, Biomecânica.

    6-Se o fazendeiro quer analisar os impactos da população no ambiente, para administrá-la de maneira sustentável, creio que deverá abordar a questão em nível de Ecossistema.

    7-Você não especificou quanto tempo antes da competição. Se for algumas horas antes, creio que seja melhor a opção arroz com farinha de mandioca, por conter muito carboidrato, necessário na prática do esporte. Se forem alguns dias antes, a combinação carne seca com farinha é melhor pois fornecerá bastante proteína para construção de musculos.

    8- c) núcleo individualizado e mitocôndria

    9-A-Não perceberia diferença alguma, se for a mesma subespécie/tipo de banana.

    B-A bananeira natural que se reproduz sexuadamente teria maior sucesso pois permite maior diversidade gênica, o que é importante na adaptabilidade de uma espécie.

    10- Mutação.

    OBS: as duas primeiras perguntas foram muito vagas, existem vários neurotransmissores com efeitos semelhantes.

  2. Joedison - Ashyram disse:

    Muito bem cara!!!

    -Vc foi muito bem;
    -Realmente as questões 1 e 2 não estão específicas, vou melhora-las, mas devo lhe dizer que a dopamina não se encaixa na segunda pergunta, e vc não mencionou a subtância principal da segunda questão.
    -Quanto ao jogador de futebol meu caro Guepardo, sinto em dizer que vc errou um pouco na questão do tempo, segundo um artigo científico publicado no Scielo: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v7n6/v7n6a03.pdf , os carboidratos tem saldo energenito melhor do que as proteina, numa competição o jogador perde o glicogênio reserva, logo é necessário repor durante a preparação do jogo, ou seja, os carboidratos é a macromolecula mais utilizando em uma atividade desse porte, por isso requer uma reserva antecipada, por a questão correta é: arroz e farinha de mandioca!!!

    Parabéns cara!!

  3. Guepardo Sagaz disse:

    Então não errei a do jogador.
    A questão pedia "a dieta mais adequada para um jogador de futebol antes de uma competição" sem especificar o quanto tempo 'antes', por isso deu espaço para mais de uma resposta certa.

    Eu respondi que a combinação de carboidratos é melhor se for logo antes da partida pois fornece mais energia.

    Mas, como comentamos após a aula de Biggi, se for mais tempo antes da competição, alguns dias ou semanas, a combinação com carne seca é melhor para a criação de musculos, necessários para um bom desempenho no jogo.

    Enfim, acho que você deveria ser mais especifico nas questões para não dar espaço a ambiguidades, a não ser que sejam discursivas, mas fora isso, o desafio foi bem elaborado!
    Abraço!

  4. Joedison - Ashyram disse:

    flw cara!

    em breve mais desafios!

    ta pintando ai os desafios visuais

    pode se ligar!!

    rsrs

  5. GUILHERME disse:

    Por favor, alguém poderia justificar porque a 8 foi a alternativa C determinando as funções exercidas pelas características ?

  6. Olá Guilherme,

    É verdade é a alternativa C, isso por que o enunciado cita animais eucariotos, cuja a característica principal é o núcleo individualizado, sendo isso compartilhado por todos, assim como a mitocôndrias, poderia ser também a letra A, contudo, os centríolos são organelas que não estão presentes em todos os tipos de plantas e animais, sendo que as duas características citadas na alternativa C são bem gerais.

    Um abraço e espero ter respondido sua pergunta!

    att.

    Joedison Rocha
    Editor da seção Bionews (biouesb.com)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× 1 = dois